Super dicas para imagens de qualidade no Instagram

| 22 comentários

Você provavelmente já pegou o seu celular, tirou uma foto e depois se perguntou ... "isso vai ficar bom no Instagram?"

Eu faço muito isso. Principalmente, porque trabalho com marketing digital e sempre procuro a maneira mais bonita de demostrar algo na web. Por isso, o Instagram é minha rede social favorita.

Embora a enorme plataforma de fotos esteja disponível há muito tempo e tenha acumulado mais de 170 milhões de usuários ativos diariamente, ainda há muitas pessoas que fazem essa pergunta simples: “qual é o melhor formato e tamanho de foto para postar no Instagram?”

Apesar do aplicativo cortar a foto no formato ideal, muitas das vezes é preciso saber certas dimensões para garantir uma melhor exibição da imagem. Por isso, é essencial obter a resolução correta da foto do Instagram .


Tamanho da imagem no Instagram

Atualmente, a dimensão da imagem do Instagram por padrão é de 1080px por 1080px.

No entanto, ainda existem outras resoluções de imagem novas disponíveis para ajudar a agitar o seu feed!

As dimensões do Instagram se dividem em três categorias: fotos quadradas, fotos verticais e fotos horizontais. Vamos mergulhar em cada uma delas e suas dimensões perfeitas.

Tamanho da imagem do Instagram quadrado

Pessoalmente, esse é o padrão que uso, porque sei exatamente como ficará no meu feed. Quando você usa a imagem horizontal ou vertical ela será cortada para caber em uma imagem quadrada em seu perfil.

A dimensão de foto quadrada do Instagram é 1080px por 1080px.

Tamanho vertical da imagem do Instagram

A próxima é a imagem vertical longa e não quadrada. Este tamanho é perfeito se você quiser mostrar mais em uma imagem, o que pode ser super atraente quando feito de forma correta! Algumas imagens ficam lindas nesse formato.

A dimensão vertical do Instagram é 1080px por 1350px.

Tamanho horizontal da imagem do Instagram

Curiosidade: essa dimensão foi inspirada nos anúncios do Facebook, para que os anunciantes pudessem ter uma compatibilidade elegante entre as plataformas com anúncios do Instagram e do Facebook. Se você está apresentando belas fotografias de paisagens, essa dimensão é ótima para mostrar toda a beleza da sua imagem.

A dimensão horizontal do Instagram é 1080px por 566px.

Tamanho da imagem do Instagram Stories

E por último, mas não menos importante, vamos falar sobre as histórias do Instagram (ou Instagram Stories)! Esse recurso não tão novo, mas muito novo, vem tomando conta da plataforma desde o seu lançamento no final de 2016. O Instagram Stories é uma maneira bem legal de envolver os seguidores, seja mostrando os bastidores de seu dia-a dia, ou chamando a atenção para direcionar os expectadores para seu feed, blog ou qualquer outro site ou produto.

Algo que também é super interessante sobre os Stories é que eles não precisam ser "ao vivo". Você pode criar histórias e fazer upload delas em uma data posterior.

A dimensão de história do Instagram é 1080px por 1920px.

Importante! Dicas para uma melhor resolução no Instagram

Agora que sabemos os tamanhos, vamos conversar rapidamente sobre as melhores resoluções de imagem para fotos do Instagram. Você gastou todo esse tempo certificando-se de que seu post é do tamanho perfeito, você está sonhando com a imagem perfeita e hashtags para incluir, e agora vem o estágio de exportação. Aqui estão algumas dicas para garantir que suas fotos sejam nítidas e de alta qualidade e que estejam longe de ser distorcidas e pixeladas. Além disso, a má qualidade significa menos confiança da marca, menos seguidores e menor tráfego para o seu site!

O algoritmo de compressão do Instagram entra em ação se o seu arquivo for muito grande - também conhecido como superior a 1.6MB e largura de 1080px. Isso normalmente não é um problema se você estiver usando um dispositivo móvel para capturar suas fotos, mas se você estiver usando uma DSLR ou uma câmera profissional com software de edição de fotos, essas dicas são especialmente importantes para serem lembradas.

Não importa se você está procurando as melhores configurações de exportação do Lightroom para Instagram, Photoshop ou qualquer outro software de edição de fotos, aqui estão algumas das práticas recomendadas a seguir:

  • Certifique-se de que o formato da imagem seja salvo como JPEG.
  • Salvar a imagem a 75-85% de qualidade. Se você exportar a 100%, sua foto poderá ser compactada devido ao algoritmo do Instagram.
  • Certifique-se também de estar salvando a 72 pixels por polegada.
  • O espaço de cores deve ser sRBG(padrão de cores para a internet).
  • Redimensione a imagem para 1080px de largura.
Seguindo essas dicas, a qualidade de sua imagem será muito superior, e com certeza irá ser destaque entre as demais.

Esse artigo é uma tradução e resumo deste aqui. Criado e publicado por Ashley Anderson.

Se você gostou das dicas, comente!

22 comentários:

  1. E hoje em dia um feed com fotos bem feitas, valorizam muito o trabalho de quem trabalha com Instagram. Bom seu post.

    ResponderExcluir
  2. menina, blogueira que trabalha com o instagram precisa seguir essas dicas que sem dúvida farão bombar o feed :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, seguindo essas dicas o feed fica ótimo! ;)

      Excluir
  3. Uauuu que dicas preciosas, nunca tinha me atentado sobre a resolução das fotos para o instagram. Super explicadinho por aqui!

    ResponderExcluir
  4. Que legal eu não uso o instragam como trabalho, mais também é minha rede social favorita. Porém quando eu vou fazer uma foto para o blog é uma dificuldade, na verdade eu nem sabia que para ter um feed organizado precisava desse trabalho todo, aprendi aqui nesse post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu aprendi essas dicas aqui recentemente também e vale a pena aplicar.

      Excluir
  5. Adorei essas dicas
    Sao essenciais hein!!

    ResponderExcluir
  6. Suas dicas muito importantes para quem usa o Instagram é sempre bom saber dessas dicas de tamanho e resolução, gostei muito aprendi aqui boas coisas, o seu tutorial bem explicado, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber as resoluções para o instagram, quando usa o tamanho certo das imagens fica tudo mais organizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, além de ficar mais bonita a foto né

      Excluir
  8. Sua dicas são maravilhosas pois eu na sabia quais eram as dimensões de fotos para o Instagram.Queria saber organizar melhor meu feed mesmo lendo várias dicas ele nunca fica organizado.bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho essa dificuldade rsrs

      Excluir
  9. Como sou meio que moverá nessa coisa de divulgar pelo insta, nunca havia parado para pensar sobre a real importância das medidas de cada formato de foto.
    Nossa, super Amei, Pois, as tuas dicas! Obrigada@

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha pensado nisso, adorei as dicas, muito bem explicado

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, teve fotos minhas que ficaram borradas mesmo de longe, só quando clicava via que estava normal.

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no meu também. Eu descobri que isso acontecia porque eu salvava as imagens em png ao invés de jpg. Esse tutorial vai te ajudar a evitar esse problema ;)

      Excluir

 

Me siga no Instagram